A Regulação do Mercado de Trabalho Brasileiro da Quarta Revolução Industrial
(Re)Pensando a Proteção à Automação
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v15i2.4461Resumo
O objeto deste trabalho é a regulação da proteção em face da automação no mercado de trabalho brasileiro. Seu objetivo é analisar as concepções e compreensões dos Projetos de Lei referentes à automação no mercado de trabalho, no contexto da Quarta Revolução Industrial. Partindo do método dedutivo e utilizando como técnica a pesquisa bibliográfica e documental, demonstra as especificidades do cenário contemporâneo, apresenta as pesquisas sobre as percepções e prognósticos da automação no mercado de trabalho nacional e, por fim, discute as tentativas de regulação da automação no país no período 1989 – 2023. Conclui-se que há distorções no entendimento da automação pelo legislador federal, com atuações baseadas principalmente na indenização por demissão, foco no reaproveitamento do trabalhador, vendo as habilidades como estáticas, sem atentar-se para alterações nas demandas do mercado laboral e tendo poucas obrigações governamentais, sem desempenho efetivo de política pública de trabalho.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Lucas Henrique Lima Verde, João Irineu de Resende Miranda
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/