Palavras-Chave:Demografia Histórica. Método em história. Paradigmas historiográficos.
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v6i2.137Keywords:
Demografia Histórica. Método em história. Paradigmas historiográficos.Abstract
O texto usa o conceito de “revolução” cunhado por T.Kuhn com referências às ciências “duras”, para desenvolver, por analogia, os conceitos de “método em demografia histórica” e de “degraus metodológicos”, com os quais busca entender as diversas variantes metodológicas da demografia histórica. O método em demografia histórica fica definido por uma combinação de quatro componentes: um problema, as fontes escolhidaspara a análise, as técnicas de processamento dessas fontes e os resultados assim obtidos. Defende-se a validade desta definição a partir de um exame da criação da disciplina por L.Henry, para em seguida aplicá-la à obra de seus sucessores em Portugal e no Brasil. Ao contrário da evolução por contradições identificada por Kuhn nas ciências exatas, a evolução da demografia histórica se deu por modificações parciais e sem “revoluções” que destronassem sucessivos consensos vigentes. Houve, no entanto, clarasmodificações na escolha dos problemas, das fontes e das técnicas de tratamentos dos dados.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/