Docência Crítica, Reflexos de Autonomia
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v3i1.172Keywords:
Educação. Reflexão. Identidade docente. AutonomiaAbstract
Este ensaio objetiva considerar a prática educativa, de modo a contemplar uma postura crítico-reflexiva do docente, conforme o ideário de António Nóvoa (2007), nas construções da própria identidade e da busca por gerar caráter autônomo na edificação discente dos saberes. Ademais, visa a suscitar – ao corpo docente interessado e aos que se graduam em proximidade a temas educacionais – o desejo de querer trabalhar práticas que possibilitem universos de liberdade e reflexão na sala de aula proposta por Paulo Freire (2010). Outro ponto que será considerado é a proposta em tríade de Schön: reflexão na ação, reflexão sobre a ação e reflexão sobre a reflexão na ação. Além dos autores citados, estabeleceremos base também em Alarcão (1996), Azzi (2009) e Garrido Pimenta (2009).Downloads
References
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