Complicações psicológicas na saúde mental e os benefícios da atividade física: uma revisão da literatura durante a pandemia de COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v13i1.2805Abstract
A disseminação mundial da COVID-19 alterou a normalidade da vida diária, forçando a população ao distanciamento e isolamento social e desencadeou problemas psicológicos, como transtorno do pânico, ansiedade e depressão. O principal objetivo deste estudo é relatar a prevalência e gravidade deste sofrimento psicológico, avaliar a saúde mental atual na sociedade e, portanto, construir uma intervenção relevante, como a atividade física, para lidar com este desafio de forma eficiente. Foi realizada uma revisão da literatura com o instrumento de busca PICO. Para a seleção dos artigos em português e inglês entre 2019 e 2021, seguindo os critérios de inclusão e exclusão, foi utilizada a base de dados PubMed para ampliar a busca. Apenas dois artigos relataram sintomas psicológicos entre pacientes com COVID-19. O primeiro estudo mostrou que o sintoma de estresse pós-traumático estava presente em 96,2% de 714 pacientes hospitalizados, mas estáveis. O segundo estudo mostrou que a prevalência de depressão (29,2%) foi elevada (p = 0,016) entre 57 pacientes recém-recuperados de COVID-19 em comparação com os participantes em quarentena (9,8%), enquanto nenhuma diferença no nível de ansiedade foi encontrada (P = 0,154). Dois artigos revelaram menor bem-estar psicológico em comparação com antes do COVID-19. No entanto, um estudo não encontrou diferença significativa nos sintomas de ansiedade, depressão ou estresse. Portanto, manter uma rotina regular de exercícios é uma estratégia fundamental para a saúde física e mental durante um período de descanso forçado, como a atual emergência de coronavírus.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Majlech Rivello Cukier, Marina França Rivello Guimarães da Silva , Bárbara Batista Silveira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/