O Consumo de Bebida Alcoólica entre Mulheres Brasileiras
uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v13i1.2956Abstract
Resumo
A ingestão de bebida alcoólica se apresenta como comportamento socialmente aceito e integrado a diversas culturas. Assim, o álcool diferencia-se das demais drogas por ser uma droga lícita, fato que compromete o seu enfrentamento enquanto um problema de saúde pública, atrelado a inúmeros prejuízos sociais. Objetivou-se investigar as causas que culminam para o consumo de bebida alcoólica entre mulheres brasileiras, por meio de uma revisão integrativa. Trata-se de estudo de abordagem qualitativa, realizado mediante busca nas bases de dados SciELO Brasil, LILACS e PubMed. Utilizou-se os termos “consumo abusivo” AND “álcool” AND “mulheres” e “consumo abusivo” OR “álcool” AND “mulheres”, como estratégias de busca. Como critério inclusivo, adotou-se artigos que abordassem o consumo de álcool entre mulheres, publicados entre 2010 e 2020, e excluídos os desenvolvidos fora do Brasil ou não se achavam disponíveis em texto completo, além, dos repetidos nas bases de dados. Obteve-se um retorno de 1.348 artigos, tendo sido 14 incluídos para leitura prévia a fim de identificar quais estudos se ajustariam aos objetivos da pesquisa. Destes, 9 foram selecionados para integrar o presente estudo. Identificou-se prevalência de consumo entre mulheres jovens, e múltiplos fatores associados. Fatores como sexo, idade, nível socioeconômico, nível de escolaridade, histórico de álcool na família, as características do lugar onde residem, motivações de ordem emocional, aparecem implicados no comportamento de ingestão de álcool nesse público. Faz-se necessário novos estudos para oportunizar discussões mais aprofundadas no que concerne ao consumo de álcool nessa população específica.
Palavras-chave: Álcool; Alcoolismo feminino; Saúde pública.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Maria Isabel Félix da Silva, Clésia Oliveira Pachú
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/