Violência Obstétrica: a dor que tem cor e gênero
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v13i1.2996Abstract
O presente trabalho tem como objetivo geral trazer uma reflexão crítica às práticas assistenciais do parto, buscando apontar como a “violência obstétrica” se apresenta, tendo como objetivo especifico explicar como ela alimenta outros tipos de discriminações como a de gênero e a racial, e como a informação pode contribuir para que os direitos dessas mulheres sejam preservados desde a gestação até o puerpério. Bem como discorrer sobre as relações de poder sobre o corpo da mulher, as medidas de prevenção da violência obstétrica apresentadas pelo governo brasileiro e algumas contradições, e as possibilidades de enfrentamento dessa violência. Como metodologia utilizou-se a revisão de literatura especializada no tema, por meio de buscas em periódicos eletrônicos, artigos, livros, cartilhas, publicações oficiais nacionais e internacionais e legislações internacionais e nacionais.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Tamires Maria Neves Brandão, Maria Clara de Mello Andrade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/