Netnografia em Administração: Uma Bibliometria em Publicações Brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v13i2.3118Abstract
A netnografia é um método de pesquisa desenvolvido em 1998 por Robert. V. Kozinets e pode ser descrita como um método qualitativo interpretativo que adapta as tradicionais técnicas antropológicas da pesquisa etnográfica ao estudo de culturas online e comunidades virtuais. Desenvolvida no campo dos estudos de cultura e consumo, a netnografia representa um esforço de criar uma alternativa metodológica que viabiliza o estudo das culturas e comunidades de consumo construídas por consumidores através da internet. O objetivo deste trabalho é investigar a trajetória da netnografia nas publicações brasileiras. Para isso, foi realizado um estudo bibliométrico levando-se em conta artigos publicados em periódicos brasileiros indexados pela CAPES na área de avaliação “Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo”. Os principais resultados confirmam a predominância de estudos netnográficos no âmbito do marketing, especialmente no campo do comportamento do consumidor. Contudo, existem evidências de que outras áreas de conhecimentos, como a educação e saúde, estejam utilizando a netnografia para estudar outras temáticas que podem ser exploradas no âmbito das comunidades virtuais online.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Flávio Medeiros Henriques, Renato Cruz Mendes
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/