Os Benefícios da aplicação do método de avaliação de plataformas digitais Delone & McLean para o e-learning: uma revisão sistemática
Benefícios do E-learning
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v14i1.3541Abstract
RESUMO
A ascensão da internet vem transformando o modo como a sociedade interage, o que possibilita a transposição de barreiras que dificultam o acesso ao conhecimento. Nesse cenário, as instituições de ensino têm investido na construção de programas para suprir as demandas de ensino-aprendizagem, de modo que é de fundamental importância a escolha de plataformas mais adequadas a cada caso. Há diversos métodos disponíveis para a avaliação de plataformas, dentre os quais se destaca o proposto por Delone e Mclean, utilizado amplamente em diversos campos, mas timidamente aplicado à avaliação de plataformas de e-learning. A partir do exposto, o presente estudo teve o objetivo de identificar os benefícios da utilização do método de avaliação de Delone e Mclean em plataformas de e-learning. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática de literatura por meio do protocolo de pesquisa PRISMA. Dezesseis artigos foram selecionados nas bases utilizadas, e os resultados descreveram benefícios relevantes do método proposto pela ótica dos usuários. Este estudo tem contribuições acadêmicas porque promove o entendimento do estado atual de publicações sobre o tema e ajuda apontar caminhos para pesquisas futuras, e tem contribuições gerenciais, pois possibilita o aperfeiçoamento de plataformas educacionais virtuais.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Luiz Antonio da Silva Junior, Alba Rodrigues
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/