Novo Ensino Médio: desafios e perspectivas no cenário educacional
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v14i3.3764Abstract
O Novo Ensino Médio começou a entrar em vigor em 2022, para os alunos do primeiro ano, e até 2024 deverá estar em todas as escolas do país. O novo modelo recomenda uma reforma de base de referência curricular. A Lei nº 13.415/2017 intituiu suas alterações, estabelecendo maior flexibilidade, integração curricular e oferta de itinerários formativos. O objetivo do artigo foi estudar as principais diretrizes e metodologias adotadas para a implementação do Novo Ensino Médio brasileiro, que busca a promoção de uma aprendizagem com maior profundidade, responsabilidade e autonomia. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental com abordagem qualitativa e natureza descritiva. O estudo observou que tal proposta é realmente inovadora porque tem-se percebido, ao longo dos anos, uma profunda estagnação nos índices de desempenho dos estudantes e, também, uma alta taxa de abandono, reprovação e evasão escolar nessa etapa de escolaridade, na maioria das escolas brasileiras.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Therezinha Coelho de Souza, Maria Luiza Delgado de Medeiros, Suzana Medeiros Batista Amorim, Suely Cristina de Souza Fernandes Crahim, Maria Fernanda Caravana de Castro Ricci
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/