Prevalência de Ansiedade e Depressão em profissionais de Enfermagema na Pandemia da COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v15i1.3866Abstract
Objeto de estudo a prevalência de ansiedade e depressão e fatores associados em profissionais de enfermagem que atuaram durante a pandemia da Covid-19. Justifica-se pela relevância social e científica em virtude da “emergência” do tema. Objetivo geral analisar a prevalência de ansiedade e depressão e fatores associados em profissionais de enfermagem. Estudo epidemiológico transversal com profissionais de enfermagem de um hospital universitário de uma cidade de Minas Gerais. Os dados foram obtidos com questionário sociodemográfico, econômico e laboral, o Inventário de Ansiedade Beck e o Inventário de Depressão Beck. A maioria dos profissionais de enfermagem pertencia ao sexo feminino, técnicos/auxiliares de enfermagem, raça parda/mulata, solteiros, com renda maior que três salários mínimos, autoavaliação de saúde como boa. As prevalências de ansiedade e depressão foram maiores em profissionais de enfermagem casados, de nível superior e com jornada de trabalho semanal igual a 40 horas.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Francyele Alves da Paixão Nobre, Maria Cicera dos Santos de Albuquerque
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/