O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação - TDIC na concepção freiriana e suas contribuições para o ensino de humanidades
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v15i2.4395Abstract
O presente trabalho busca discutir as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TIDC, à partir de um viés freiriano. Sendo assim foi realizado um estudo bibliográfico, tendo como objetivo discutir o uso das tecnologias digitais TIDC na concepção freiriana, assim como suas contribuições para o ensino de humanidades. Para responder este objetivo, realizou-se um ensaio descritivo a partir das seguintes abordagens: O ensino de humanidades num viés tecnológico; Alfabetização Digital x Educação Bancária e o Papel da Escola na Cultura Digital. Com este trabalho, foi possível refletir sobre os estudos tecnológicos numa perspectiva freiriana, demonstrando que o acesso às tecnologias não garantem a efetivação de uma educação dialógica; sendo assim as reflexões de Freire ajudam a fomentar uma educação tecnológica, contrapondo toda prática hegemônica da educação bancária.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Luiz Fernando Leal Bernardo, Rodrigo Ferreira Rodrigues, Charles Moreto, Mariane Luzia Folador Berger
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/