Apropriação da Teoria das Representações Sociais nas investigações sobre Formação de Professores para o EAD: mapeando a produção de dissertações e teses defendidas em programas brasileiros de pós-graduação
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v15i2.4435Abstract
A atenção voltada para formação docente vem ganhando maior visibilidade dede a Constituição de 1988 na qual o preparo e formação para a docência tornaram-se fundamentais para oferecer um ensino de qualidade. Como aporte teórico para essa pesquisa, utilizou-se a Teoria das Representações Sociais proposta pro Moscovici (1961) que corresponde uma forma sociológica da psicologia social que são concepções construídas em torno dos conhecimentos de senso comum por um determinado grupo social. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica que buscou na base de dados do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e da Biblioteca Nacional de Teses e Dissertações pesquisas que de alguma forma se identificassem com investigações a respeito da formação de professores na modalidade EaD. Como resultados do trabalho verificou-se a necessidade de aprofundamento a respeito do que é ser professor para alunos do curso de Pedagogia EaD, devido a escassez de pesquisas que articulassem os conceitos representações sociais, formação de professores e ensino a distância.
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