O Patronato de crianças pobres de São João Batista da Lagoa: educação e instrução católica para operários no Rio de Janeiro

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v15iEspecial.4694

Abstract

O estudo do Patronato da Freguesia de São João Batista remete a pesquisa a áreas distintas da história. Através do método bibliográfico e utilizando jornais como fonte, procura contextualizar a ação de um sacerdote que veio a se tornar o bispo de Valença/RJ e, posteriormente, de Taubaté/SP. Partindo da história das instituições escolares, o texto avança sobre temas relativos à imprensa, à educação, à pastoral católica e ao movimento operário no contexto de industrialização e urbanização de um local específico, o bairro carioca de Botafogo, em uma temporalidade entendida entre as décadas de 1910 e de 1930. Com base teórica na filosofia da história de Paul Ricoeur pretende compreender a experiência histórica no contexto revelador das expectativas da ação social e histórica. A escolarização tomada como obra social inscreve-se no tema da caridade cristã e coloca em causa a economia própria da subsistência de tais obras. Projeta-se na história da consecução da educação como direito social no Brasil.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Marco Aurélio Corrêa Martins, Professor Adjunto Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (1990), graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1993), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, pensamento educacional, educação superior, pensamento religioso e história da igreja. Tem experiência em escola pública de ensino fundamental, médio e superior, atuando como professor e coordenador pedagógico. Atualmente é professor do Departamento de Fundamentos da Educação da Escola de Educação/Centro de Ciências Humanas da UNIRIO e atua no ensino de História e Filosofia da Educação.

Published

2024-10-01