O poder das chaves de São Pedro: um breve histórico das indulgên-cias no magistério da Igreja Católica
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v7i1.104Palavras-chave:
História da Igreja, Indulgências, Concílios.Resumo
A partir do século XI, se iniciaram na Europa uma série de peregrinações rumo a Terra Santa em busca do perdão dos pecados e da misericórdia divina. Tais movimentações foram motivadas pelo temor da condenação no Juízo Final, que acreditava-se estar bem próximo. A partir daí, por meio dos Concílios, a Igreja foi sistematizando e formalizando os vários instrumentos da misericórdia divina, que ela, enquanto dispensadora e guardiã desses tesouros, podia distribuir aos seus filhos. Desse modo, o presente artigo tem como objetivo apresentar como a concepção de indulgência foi tratada pela Igreja ao longo de seus Concílios, e assim também oferecer subsídios para melhor compreensão da própria Reforma Protestante, cujo mote inicial foi a crítica às indulgências pelo então Frei Martinho Lutero.Downloads
Referências
ALMEIDA, Dilmas de. As 95 teses de Martinho Lutero: controvérsia em torno da questão das indulgências. Cadernos de Ciência das Religiões, Lisboa, nº15, outubro/2008, p.1-25. Disponível em: http://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernoscienciadasreligioes/article/view/3985. Acesso: 15 JAN 2016.
BASCHET, Jérôme. A civilização feudal: do ano 1000 à colonização da
América. São Paulo: Globo, 2006.
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. São Paulo: Loyola, 2000.
DENZINGER, Enrique. El magistério de la iglesia: manual de los símbolos, definiciones y declariones de laiglesia en matéria de fe y costumbres. Herder: Barcelona, 1997.
DAWSON, Christopher. A divisão da Cristandade: da Reforma
Protestante a Era do Iluminismo. São Paulo: É Realizações, 2010.
LE GOFF, Jacques. A bolsa e a vida: economia e religião na Idade Média. São Paulo: Brasiliense, 2004.
LE GOFF, Jacques. O nascimento do Purgatório. Lisboa: Estampa, 1981.
PAULO VI. Constituição Apostólica Indulgentiarum Doctrina. Disponível em: https://w2.vatican.va/content/paul-vi/pt/apost_constitutions/documents/hf_p vi_apc_01011967_indulgentiarum-doctrina.html
RUNCIMAN, Steven. História das Cruzadas, v.1. Livros Horizonte:
Lisboa, 1992.
SANTOS, João Henrique dos. A extravagante Bula Unigenitus (1343)
e a questão das indulgências. Disponível em: http://encontro2008.
rj.anpuh.org/resources/content/anais/1212962417_ARQUIVO_
AEXTRAVAGANTEBULAUNIGENITUS.pdf. Acesso: 10 JAN 2016.
SOUZA, Vítor Chaves de. “O inferno está vazio e os demôniosestão
aqui”: uma reflexão existencialistasobre a História dos Infernos em
diálogo com o demoníaco em Paul Tillich. Revista Eletrônica Correlation. 20 - Dezembro de 2011. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas ims/index.php/COR/article/view/2973/2871. Acesso: 13 JAN 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/