O Integralismo: um conservadorismo moderno
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v7i1.106Palavras-chave:
República, Pensamento conservador, Ideologia.Resumo
O presente artigo aborda a participação da Ação Integralista Brasileira no cenário político da década de 30. Suas origens e influências são analisadas, destacando a relação de um pensamento conservador inserido no Integralismo, com a modernidade de movimentos e ideologias de sua épocaDownloads
Referências
ABREU, Alzira Alves de...[et al] (coord.) Dicionário Histórico Biográfico Brasileiro pós-1930. Rio de Janeiro: FGV-CPDOC, 2001
CARONE, Edgar. A Segunda república. 1930-1937. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1973
FONTANA, Josep. História: análise do passado e projeto social. Bauru: Edusc, 1998.
LAGO, Carlos Renato Dias do. Integralismo e poder local. Camisas-verdes em Vassouras. 1932-1939. Universidade Severino Sombra,Vassouras. Dissertação de Mestrado, 2005.
NISBET, Robert. O conservadorismo. Lisboa: Editorial Estampa, 1987.
PARETO, Vilfredo. Trattato di sociologia.
REALE, Miguel.Obras políticas.(1ª fase – 1931/1937). Brasília: Ed. UnB, 1983
SALGADO, Plínio. O integralismo na vida brasileira. Rio de Janeiro: Livraria Clássica Brasileira, s/d.
__________Psicologia da revolução. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1933.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/