A importância da Educação Infantil para o pleno desenvolvimento da criança
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v8i2.1170Palavras-chave:
Criança. Desenvolvimento. Educação Infantil. Lúdico.Resumo
O presente estudo objetivou investigar a importância da Educação Infantil para o pleno desenvolvimento da criança, enfatizando o lúdico como recurso de extremo valor nessa tarefa. Tomando por base, pesquisas bibliográficas de renomados autores, como: Ariès ( 1981), Almeida ( 2003), Silva ( 2009), Oliveira ( 2010), Kramer ( 2011) e Rau (2011) dentre outros. Inicialmente, desenvolveu-se a infância dos antepassados, passeando pela Idade Média até os dias atuais. A seguir, foi realizado um breve resumo sobre a Educação Infantil e a sua função pedagógica. Posteriormente, caracterizou-se o lúdico como ferramenta pedagógica na formação da criança, explicitando a sua relevância na escola e para o educador.
Downloads
Referências
ADAMUZ, Regina Celia; BATISTA, Cleide Victor Mussini; ZAMBERLAN, Maria Aparecida Trevisan. Você gosta de brincar? Do quê? Com quem? In: SANTOS, Santa Maria Pires dos ( Org.). Brinquedoteca: a criança, o adulto e o lúdico. Petrópolis/RJ: Vozes, 2000.
ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação Lúdica: Técnicas e Jogos Pedagógicos. 11. ed. São Paulo:Edições Loyola, 2003.
ANTUNES, Celso. Educação Infantil-Prioridade Imprescindível. 5. Ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
ARIÈS, P. A História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 1981.
BARBOSA, Maria Carmem Silveira et al. (Orgs). Oferta e Demanda de Educação Infantil no Campo. Porto Alegre: Evangraf, 2012.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.
______. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Fundamental, 1998. V.1, p.27-28.
______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/96): promulgada em 20 de dezembro de 1996. Apresentação Carlos Roberto Jamil Cury. 7. Ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2007.
_______.Brasil. Ministério da Educação.Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil / Secretaria de Educação Básica. Brasília, MEC, SEB, 2010.
DOLTO, Françoise. La causa de los niños. Buenos Aires, Paidós: 1993.
FARIA, Sonimar C.de. História e política da educação infantil. In. FAZOLO, Eliane et al. Educação Infantil em curso. Rio de Janeiro: Ravil, 1997.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Infância e pensamento. In: Ghiraldelli, Paulo jr. (org).Infância, escola e modernidade. São Paulo: Cortez, 1997. P. 83-100.
KINCHELOE, J. L. 2001. Esqueceram de mim e Bad to the Bone : o advento da infância pós-moderna. In : Steinberg, S. R. & Kincheloe, J. L. (orgs.).Cultura infantil: a construção corporativa da infância. Rio de Janeiro : Civilização Brasileira, 2001.
KISHIMOTO, T. M. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
KOHAN, Walter Omar. Infância - Entre educação e filosofia. Belo Horizonte:
Autêntica, 2005.
KRAMER, Sônia. A Política do Pré-Escolar no Brasil: a arte do disfarce. São Paulo: Cortez, 2001.
MORENO, Gilmara Lupion. Organização do trabalho pedagógico na instituição de educação infantil. In: PASCHOAL, Jaqueline Delgado (Org.). Trabalho pedagógico na educação infantil. Londrina: Humanidades, 2007.
NASCIMENTO, Cláudia Terra do; BRANCHER, Vantoir Roberto; OLIVEIRA, Valesca Fortes de. A Construção Social do Conceito de Infância: algumas interlocuções históricas e sociológicas. Revista Contexto & Educação, ano 23, nº79, jan/jun. 2008. Disponível em: > https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/viewFile/1051/802>. Acesso em: 15 abr. 2015.
OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. Educação Infantil: fundamentos e métodos. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2010.
PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. Trad. por Dirceu Accioly Lindoso e Rosa Maria Ribeiro da Silva. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1976.
RAU, Maria Cristina Trois Dorneles. A Ludicidade na educação: uma atitude pedagógica. 2 ed. rev. Curitiba: Ibpex, 2011.
SILVA, Amanda Bertola da. Múltiplas faces da infância: concepções que se constroem no mundo contemporâneo.( Graduação) Universidade Estadual de Londrina, 2009.
Disponívelem:file:///C:/Users/seven/Downloads/O_curriculonaeducacaoinfantil%20(1).pdf. Acesso em: 13 de out. de 2015.
VYGOTSKY, L. S. Formação Social da Mente. S. Paulo: Martins Fontes, 1984.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/