Investigação da Qualidade de Vida e Felicidade na Perspectiva da Psicologia Positiva
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v2i2.150Palavras-chave:
Psicologia positiva. Felicidade. Qualidade de vida.Resumo
Estudo qualitativo do imaginário do estado de felicidade e qualidade de vida desenvolvido no município de Vassouras-RJ, na perspectiva da Psicologia Positiva. Envolveu 40 participantes, sendo 20 jovens professoras e 20 pessoas acima de 50 anos. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: questionário de Dados Pessoais, Escala SWB, Escala PANAS, Escala SLS e Questionário de Auto-avaliação do Bem-estar Pessoal. Os resultados indicaram que: os participantes se perceberam felizes; a possibilidade de acesso aos bens materiais foi vista como condição primordial na obtenção de qualidade de vida e felicidade; os aspectos objetivos (recursos materiais) preponderaram sobre os aspectos subjetivos (aspectos psicológicos); a percepção da qualidade de vida ultrapassou o simples poder aquisitivo, abrangendo a compreensão de bem-estar; e os aspectos objetivos da qualidade dos serviços de que a população dispõe apareceram aliados aos aspectos subjetivos do seu bem-estar.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/