A Divulgação Científica como Forma de Disseminação de Conhecimentos sobre Agricultura Orgânica
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v2i2.152Palavras-chave:
Agricultura Orgânica. Educação Ambiental. Divulgação Científica.Resumo
Este trabalho teve por objetivo compreender a estrutura e organização da agricultura orgânica, a partir do olhar dos sujeitos diretamente envolvidos com esta realidade. O cenário é uma das regiões produtoras no estado do Rio de Janeiro, a cidade de São José do Vale do Rio Preto (RJ). Utilizamos a pesquisa qualitativa, de cunho exploratório e descritivo, tendo como sujeitos produtores de orgânicos e outros atores sociais da região. Para levantamento de dados utilizamos conversas informais e entrevistas semi-estruturadas. Os resultados apontam que conhecimentos sobre as formas de manejo na agricultura, mercado, meio ambiente e sociedade são conhecimentos que podem contribuir não somente para o entendimento desta forma de produção, mas também para a formação de uma consciência socioambiental. Assim, a divulgação científica, pode contribuir para o entendimento sobre a agricultura orgânica, sua relação com a saúde e o ambiente, além de proporcionar aos interessados a ampliação de seus conhecimentos e sua interação com o meio natural.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/