E assim a Música caminhou pelo Brasil...
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v9i2.1537Palavras-chave:
Educação, História da música, Realidade escolarResumo
O presente estudo objetivou investigar a importância da música como ferramenta de ensino em nossas escolas, ressaltando um breve histórico do seu ensino através dos tempos, dando destaque ao cenário brasileiro. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico, com renomados autores no assunto. A pesquisa pretendeu contar um breve relato da história da música, afirmando a sua relevância na realidade escolar.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: DF. 1961. Disponível em:< http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-publicacaooriginal-1-pl.html>. Acesso em: 10 set. 2018.
______. Lei 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa as Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Brasília, DF: 1971. Disponível em: < http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html>. Acesso em 10 de set. 2018.
______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/96): promulgada em 20 de dezembro de 1996. Apresentação Carlos Roberto JamilCury. 7. Ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2007.
______.Parâmetros Curriculares Nacionais. Introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasileira. MEC/SEF, 1997.
______. Lei 11.769 de 18 de agosto de 2008. Altera a Lei n. 9394/96, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino de música na educação básica. Brasília: Presidência da República, 2008.
______. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: < 568 http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf>. Acesso em: 02 set. 2018.
CHIARELLI, Lígia Karina Meneghetti. A música como meio de desenvolver a inteligência e a integração do ser. Revista Recre@rte, nº3 ,Junho 2005: Instituto Catarinense de Pós-Gradu ação.
FERREIRA, Martins. Como usar a música na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2008.
FUCCI-AMATO, Rita. Escola e Educação Musical: (Des)Caminhos Históricos e Horizontes. Campinas, São Paulo: Papirus, 2012.
KIEFER, Bruno. História e significado das formas musicais. 6. ed. Porto Alegre: Editora Movimento, 1990.
LOUREIRO, Alícia Maria Almeida. O ensino de música na Escola Fundamental. 8 ed. Campinas, SP: Papirus, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/