A fé como agente de resiliência frente ao diagnóstico e tratamento de mulheres com câncer de mama
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v10i1Sup.1819Resumo
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama, tais células anormais se multiplicam, formando um tumor. O câncer de mama é o tipo de doença mais comum entre as mulheres do mundo. O diagnóstico precoce da doença é de extrema importância, e pode-se afirmar que a forma como encara-se esse diagnóstico é tão importante quanto. O objetivo do presente trabalho é investigar se a presença da fé é uma condição relevante tanto no diagnóstico quanto no tratamento de mulheres com câncer de mama, assim como compreender como a fé está relacionada a resiliência. Este estudo, de abordagem qualitativa, foi realizado por meio de uma pesquisa de campo através de entrevistas com 10 mulheres com câncer de mama do Serviço de Oncologia de um hospital. Os resultados sugerem que uma mulher resiliente pode lançar mão da fé como um agente propulsor dessa resiliência, de modo a oferecer recursos que possibilitem a enfrentar tanto o diagnóstico, como o tratamento do câncer de mama. Espera-se que esse estudo contribua para uma melhor resposta de mulheres que se encontram frente a um diagnóstico e tratamento de câncer de mama. Buscando também resultados satisfatórios que corroborem para o crescimento de pesquisas na área em psicologia.
Palavras-Chave: Câncer de mama; Fé; Resiliência; Psicologia.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/