A Psicoterapia no Enfrentamento da Doença Psicossomática:
a Psoríase em questão
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v10i1Sup.1831Resumo
A psoríase é considerada uma enfermidade auto inume de etiologia desconhecida. Se manifesta na pele e sua evolução é bastante variada. A literatura apresenta que a genética, os aspectos psicológicos e o estresse são fatores desencadeantes e responsáveis pelo agravamento do quadro clínico do paciente. Devido à complexidade da terapêutica e pela sua reincidência, a psoríase é considerada uma doença psicossomática. O artigo tem por objetivo discutir a necessidade de um atendimento voltado para as fragilidades psíquicas da pessoa com psoríase. Nesse sentido, a terapia cognitivo-comportamental é um recurso que muito pode contribuir para o enfrentamento da afecção. Por meio da terapia cognitivo-comportamental, o psicoterapeuta pode ajudar o paciente com psoríase a enfrentar as tensões internas e externas com as quais precisa lidar e auxiliá-lo a modificar seus pensamentos, crenças e comportamentos disfuncionais.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/