A GERAÇÃO Y E SUA INFLUÊNCIA NAS ORGANIZAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v4i2.185Palavras-chave:
Geração Y, Trabalho, Organizações.Resumo
Este estudo tem por objetivo analisar os aspectos comportamentais da geração Y e sua influência no contexto organizacional. O contexto social é considerado, pois o meio irá atuar como norteador das atitudes dos representantes dessa geração, fazendo-se necessário o entendimento sobre suas interferências. Busca, também, compreender as interferências culturais, as atitudes e os comportamentos dessa geração, pois a significação que as pessoas dão ao trabalho estará ligada às suas formas de representação, o que acaba por nortear suas ações no meio organizacional. O trabalho, por sua vez, também irá exercer interferências em sua forma de agir e ser, produzindo singularidade e contribuindo para a formação da base de sua identidade profissional.Downloads
Referências
CHIAVENATO, Idalberto. (2010a) Comportamento organizacional: a dinâmica do
sucesso das organizações. 2.ed. Rio de Janeiro: Elsevier.
______. (2010b) Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas
organizações. 3.ed. Rio de janeiro: Elsevier.
CIENCIA E PROFISSÃO. (2007) Panorama. n.5, p.24-31, Dezembro.
KHOURY, Karim. (2009) Liderança é uma questão de atitude. São Paulo: Senac.
LOMBRADIA, Pilar García; STEIN, Guido; PIN, José Ramón. (2008) Quem é a
geração Y. HSM Management, 70, set-out.
MACÊDO, Ivanildo Izaias de; RODRIGUES, Denize Ferreira; JOHANN, Maria
Elizabeth Pupe; CUNHA, Neisa Maria Martins da. (2007) Aspectos
comportamentais da gestão de pessoas. 9.ed. Rio de Janeiro: FGV.
MACEDO, Kátia Barbosa; CAIXETA, Cássia Maria M.P.; GUIMARAES, Daniela
Cristina. (1997) As relações de trabalho na era da globalização. Disponível em:
http://www.ucg.br/site_docente/adm/katia_macedo/pdf/Artigo-HistRelacoes%20.pdf.
Acesso em: 20.out.2010.
NOVO, Damáris Vieira; CHERNICHARO, Edna de Assunção; BARRADAS, Mary
Suely. (2008) Liderança de equipes. Rio de Janeiro: FGV.
OLIVEIRA, Sidnei. (2009) Geração Y: era das conexões, tempo dos relacionamentos.
São Paulo: Clube de Autores.
______. (2010) Geração Y: O nascimento de uma nova versão de líderes. São Paulo:
Integrare.
OLIVEIRA, Silvio Luiz de. (2002) Sociologia das organizações: uma análise do
homem e das empresas no ambiente competitivo. São Paulo: Pioneira.
RESENDE, Enio. (2008) As 4 principais lideranças da sociedade e suas
competências. São Paulo: Summus.
SPECTOR, P. E. (2006) Psicologia nas organizações. 2.ed. São Paulo: Saraiva.
SILVEIRA, Mauro; COHEN, David. (2010) O que pensam os presidentes. Revista
época, p.82-91, 23.ago.
WADA, Elizabeth Kyoko; CARNEIRO, Natalie Arruda. Necessidades da geração Y no
cenário de eventos empresarias. Disponível em: http://www.eumed.net/ce/201
a/kwac.doc. Acesso em: 26.set.2010.
ZANELLI, José Carlos; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo; BASTOS, Antônio
Virgílio Bittencourt. (2004) Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto
Alegre: Artmed.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/