Implantação e Ampliação da Cultura Cafeeira e a formação do Estado Nacional
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v5i1.190Palavras-chave:
Vale do Paraíba, Cultura Cafeeira, Império do BrasilResumo
Neste artigo buscamos compreender as mudanças econômicas e demográficas ocorridas no Médio Vale do Paraíba Fluminense, a partir de uma perspectiva que avalia as transformações sociais como vinculadas a construção do Estado Nacional Brasileiro.Downloads
Referências
A) Fontes
CDH-USS: 101663451016. Medição e Demarcação (1818). autores: José Teixeira Gomes e Antonio Alves de Lacerda; falecidos: Luiz Homem de Azevedo e Fellis Rodrigues Alves.
B) Bibliografia:
BRAGA, Greenhalgh H. F. Vassouras de ontem. Rio de Janeiro, Cia. Brasileira de Artes Gráficas, 1975.
BITTENCOURT, Fernando M. Vassouras, um pouco de sua história. Vassouras, Gráfica Palmeiras, 2001.
BOGES, M. F. Protagonismo e sociabilidade escrava na implantação e ampliação da cultura cafeeira. Vassouras (1821-1850). Dissertação de Mestrado apresentada ao programa de Mestrado em História da USS, 2005.
BORGES, Magno Fonseca; GRINBERG, Keila; SALLES, R. Rebeliões escravas antes da extinção do tráfico. In: Grinberg, Keila; Salles, Ricardo. (Org.). O Brasil Imperial. 1ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, v. 1.
FRAGOSO, João; FLORENTINO, Manolo. O arcaísmo como projeto. Rio de Janeiro: Diadorim, 1993.
MARQUESE, Rafael; TOMICH, Dale. O Vale do Paraíba escravista e a formação do mercado mundial do café no século XIX”, in Keila Grinberg e Ricardo Salles (org.) O Brasil Imperial. 1ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, v. 2. 2009.
MACHADO, Lielza L. Vassouras - Recanto Histórico do Brasil. 3ª ed. Vassouras, Gráfica Palmeiras, 2006.
MAPURUNGA, Marta Cursino. Pati do Alferes, Progresso e estagnação: uma história de alijamento político-econômico. Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado em História da Universidade Severino Sombra em 2002.
MATTOS, Ilmar Rohloff. O tempo saquarema: a formação do Estado Imperial. São Paulo: Hucitec. 2004.
MONTEIRO, Angelo F. Redes de Sociabilidade em Vassouras no século XIX - O Caso Benatar. Vassouras, Editor Autor, 2007.
MUAZE, M. A. F. (2011). O Vale do Paraíba e a dinâmica Imperial. In: LERNER, Dina; MISZPUTEN, Francis (Orgs). Inventário das Fazendas do Vale do Paraíba Fluminense - fase III. 1ed. Rio de Janeiro: INEPAC/ ICCV. Disponível em: http://www.institutocidadeviva.org.br/inventarios/sistema/wp-content/uploads/2010/12/15_mariana_muaze.pdf
PINTO, Jorge. Fastos Vassourenses. Vassouras, Editora Fundação 1º de Maio, 1935.
RAPOSO, Ignácio. História de Vassouras. 2ª ed. Niterói, SEEC-RJ, 1978.
RIBAS, Rogério de Oliveira. Tropeirismo e escravidão: um estudo das tropas de café das lavouras de Vassouras, 1840-1888. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Paraná, 1989.
SALLES, Ricardo. E o Vale era escravo. Vassouras, século XIX. Senhores e Escravos no coração do Império. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
SALLES, R.; BORGES, Magno Fonseca. Vassouras - 1830-1850: poder local e rebeldia escrava. In: Carvalho, José Murilo; Neves, Lúcia Maria Bastos Pereira das. (Org.). Repensando o Brasil do Oitocentos. Cidadania, Política e Liberdade. 1º ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009, v. 1, p. 437-460.
SALLES, R.; BORGES, Magno Fonseca . A morte do barão de Guaribu. Ou o fio da meada. Heera (UFJF. Online), 2012. v. 7. Disponível em: http://www.ufjf.br/heera/files/2009/11/A-morte-do-bar%C3%A3o-de-Guaribu.Hera_.pdf.
SANTOS, Adelci Silva dos. À sombra da fazenda: a pequena propriedade agrícola na economia de Vassouras oitocentista. Dissertação de Mestrado, Universidade Severino Sombra, 1999.
SLENES, Robert W. Na senzala, uma flor. Esperanças e recordações na formação da família escrava (Brasil Sudeste, século XIX). Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.
STEIN, Stanley J. Vassouras Um Município Brasileiro do Café: 1850 – 1900. RJ: Nova Fronteira. 1990 [1957].
SOUZA, Alan de C. Querelas Políticas: Outra História no Caso Manoel Congo. Monografia de Conclusão do Curso em História. Universidade Severino Sombra. Vassouras, 2008.
TAMBASCO, José Carlos V. A Vila de Vassouras e as Freguesias do Tinguá - Um Abordagem social e econômica dos tempos da colonização. Vassouras, Editor Autor, 2004.
TELLES, Augusto Carlos da S. Vassouras, Estudo da Construção Residencial Urbana. Separata da Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Vol. 16. Rio de Janeiro, 1968.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/