A Formação Social do Estado Brasileiro
origens e a modernização no pensamento político institucional
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v11i2.2243Resumo
O presente trabalho tem como objetivo resgatar e reexaminar as interpretações analíticas de autores, já considerados clássicos das ciências sociais, que pensam o Brasil em torno da questão da democracia e o caráter do Estado que aqui se formou. Dessa forma, buscamos analisar o conjunto interpretativo de compreensão do pensamento social brasileiro em Raymundo Faoro, Sérgio Buarque de Holanda e Simon Schwartzam. Que em parte significativa têm destacado a forma de organização da política brasileira desde os seus primórdios e a ausência de condições mínimas para a existência da democracia no Brasil, bem como a reificação de uma condição patrimonial entre as relações sociais. Em outras palavras, destacaremos o enorme vigor do poder privado no Brasil desde os tempos coloniais, o qual se cristalizou como um verdadeiro empecilho para a democratização do país, logo para seu processo de modernização.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/