Uma Análise fenomenológica existencial do adolescente em conflito com a lei
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v12i1.2308Resumo
Os conflitos com a lei ocorridos na fase da adolescência e seus desdobramentos na sociedade suscitam uma reflexão acerca da atuação dos operadores das políticas públicas, a fim que seja garantida a proteção da infância e juventude, por meio da sensibilização e responsabilidade fomentando a liberdade e a dignidade e não contribuindo para práticas punitivas. Este trabalho possui o objetivo de apresentar a construção social da adolescência de modo individualizada e excludente, sendo o ato infracional visto como uma realidade condicionada e determinante na existência do adolescente pobre podendo repercutir no surgimento de estereótipos e discriminação. Para isso, o fundamento do pensamento Fenomenológico-Existencial de Jean Paul Sartre traz à luz a existência como uma indeterminação e a constituição do sujeito, a partir da sua experimentação do mundo nas relações vivenciadas em liberdade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/