A influência Portuguesa na construção da justiça no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v12i2.2401Resumo
O modo de produção, de comércio e o domínio do mais poderoso sobre o mais fraco é uma característica da própria humanidade desde sempre. Ao analisar tais fatores em várias etapas da história da sociedade ocidental é possível estabelecer um espaço tempo que foi retratado por historiadores. Ao trazer tais conceitos para a história do Direito e da Justiça no Brasil e em Portugal e possível estabelecer de forma clara o poder da metrópole sob a colônia e as características feudais presentes nesta relação, mesmo no século XVII. Este artigo tem por objetivo realizar uma abordagem no âmbito do Direito Comparado acerca da evolução da Justiça em Portugal e a sua influência na construção da Justiça no Brasil. Para isso foram estabelecidos como objetivos específicos apresentar um breve históricos acerca da construção da Justiça em Portugal; rever como era a Justiça no Brasil colônia; e por fim abordar o que mudou após a independência do Brasil. Como metodologia de pesquisa adotou-se a revisão documental de Portugal e do Brasil, e de literatura baseada em livros, dissertações e artigos científicos publicados em revistas científicas e repositórios acadêmicos em língua portuguesa com conteúdo pertinente ao tema abordado.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/