Formação de professores para Educação Especial
perspectivas históricas entre Brasil e Portugal
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v12i3.2784Resumo
A Educação Especial (EE) é uma modalidade de ensino que perpassa por todas as etapas do processo de aprendizagem, desde a educação básica até o ensino superior. Assim, discutir sobre a formação dos professores da EE possibilita vislumbrar possibilidades para todas etapas da educação. As formações iniciais e continuadas de professores da EE tem sido pauta de diversas discussões a partir da década de 90, porém, ainda faz-se necessário progredir na investigação desta temática, que possui muitas ramificações, como as mudanças nas formas de convivência com as pessoas com deficiência. Diante disso, esse estudo, de caráter qualitativo descritivo, tem como objetivo analisar e descrever alguns documentos que versam a formação de professores da EE no Brasil e em Portugal, com intuito de refletir sobre as políticas instituídas nas duas nações lusófonas e, verificar as convergências e divergências. Para tanto, utilizou-se a pesquisa documental, como técnica de coleta de dados, sendo que os documentos foram selecionados mediante sua repercussão nacional nos dois países em análise. Os resultados apontaram que as transformações socais, em âmbito da EE, foram longas e árduas, mas possibilitaram meios para incluir esses alunos no ambiente escolar e o direito da oferta de professores qualificados para realizar o acompanhamento desse alunado.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/