Entre rupturas e ajustes: o Ratio Studiorum e a educação brasileira
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v12i2.2785Resumo
Analisou-se os impactos causados pela Igreja Católica na Educação Brasileira com a vinda da
Companhia de Jesus para o Brasil em 1549, na busca de saber quais estratégias usaram para a
catequização, métodos educacionais que foram utilizados e os impactos na Educação
Brasileira e como hoje no século XXI podemos perceber resquícios dessa educação. Alguns
autores sinalizam algumas possibilidades de pesquisa como, a persistência de métodos na
contemporaneidade, a mudança de cultura da sociedade brasileira e os dogmas católicos do
período colonial, como também as diferenças de educação nos diferentes grupos sociais,
buscando assim esclarecer algumas destas questões. Analisou-se ainda, as contribuições dos
jesuítas na Educação Brasileira, sinalizando o primeiro contato com os nativos, e como ao
longo desse tempo as rupturas nos métodos educacionais aplicados na Educação Brasileira
podem ser observadas na sociedade atual. Como metodologia este trabalho teve a revisão de
literatura e fontes como livros e artigos científicos, dissertações e teses. Este estudo
demonstrou, como que a reforma Pombalina interferiu no avanço desta educação trazendo um
retrocesso neste aspecto e como a Ratio Studiorum serviu como ferramenta para os
educadores jesuítas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/