O Papel do Psicólogo no Centro de Referência de Assistência Social
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v13i1.3014Resumo
No Brasil, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é a unidade pública e gratuita responsável pela oferta de serviços de Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). É um serviço que atua mediante a intervenção de equipes multidisciplinares, voltado para o atendimento da população, especialmente nas áreas de maior vulnerabilidade e risco social, realizando atendimentos aos indivíduos e suas famílias. Frente a isto, considerando os múltiplos papéis desempenhados pelos Psicólogos, este artigo visa, sobretudo, abordar a estrutura do CRAS e elencar os papéis desempenhados por esses profissionais no âmbito desse dispositivo, na intervenção social, contextualizando sua relevância para o cumprimento do papel da Assistência Social no Brasil. Como metodologia, utilizou-se uma revisão bibliográfica, com consulta a fontes disponíveis nos meios eletrônicos, da literatura especializada no tema, visando um maior aprofundamento dos conhecimentos adquiridos durante o cumprimento do estágio supervisionado. Foi possível concluir que no CRAS o psicólogo desenvolve atividades que permitem estabelecer uma conexão entre os usuários, com seus conflitos, e o Estado, propiciando um espaço onde as demandas subjetivas podem emergir e, com elas, os conflitos podem ganhar uma dimensão mais ampla, possibilitando intervenções preventivas e disponibilizando procedimentos e encaminhamentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 leonam emanuel ferreira cardoso, Rodolfo Ferreira Guimaraes, Roberta Barbosa da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/