As unidades léxicas no romance D’a Pedra do Reino de Ariano Suassuna
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v13i3.3075Resumo
O estudo tem como objetivo analisar as unidades léxicas no vocabulário do romance d’A Pedra do Reino de Ariano Suassuna. Os pressupostos teóricos da Semântica Lexical e da Fraseologia orientam a análise das lexias. Para entender as relações e significados estabelecidos pelos elementos que fazem parte do trabalho, foi privilegiada uma metodologia qualitativa de cunho interpretativo a partir da análise textual. O autor utiliza-se de um léxico regional/popular nordestino, usa arcaísmos, prefixos e sufixos com efeitos expressivos, cantigas populares, provérbios e frases feitas. Tudo isto marca a expressividade da linguagem de Ariano Suassuna. Este trabalho faz rápidas considerações teóricas sobre Fraseologia, mostra as relações entre léxico, sociedade e cultura, aplicando tais conceitos a exemplos de unidades léxicas complexas pertencentes ao vocabulário do romance. A temática, a estrutura literária e a linguagem do romance caracterizam, com rara precisão, o nosso povo, seu falar, costumes, crenças e tradições, e seu modo de ser, viver, pensar e agir, dentro do seu universo sócio-linguístico-cultural. O vocabulário pode ser entendido como o subconjunto que se encontra em uso efetivo, por um determinado grupo de falantes, numa determinada situação. Nesta pesquisa procura-se, a partir do estudo do vocabulário, oferecer uma visão de conjunto das lexias encontradas no texto, para favorecer o entendimento da cultura popular brasileira no que se refere à manifestação da língua com características regionais. As unidades léxicas complexas encontradas no corpus funcionam como elos na representação do sistema referencial e expressivo da linguagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Lilian Santana da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/