A Terapia cognitivo-comportamental como recurso no tratamento do luto diante de morte repentina
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v13i3.3241Resumo
Embora a morte seja um evento natural e inevitável, sua ocorrência é promotora de estresse, dor e sofrimento, sobretudo quando esta ocorre de forma repentina. Vivenciar o processo do luto é normal e experimentar suas etapas e fases de maneira saudável é essencial para a reestruturação do enlutado. No entanto, no processo do luto podem ocorrer desordens emocionais e psíquicas que dificultam que este retome a sua vida normal, podendo-o paralisar; circunstância em que recorrer ao auxílio terapêutico torna-se indispensável para que a sintomatologia do luto não se agrave evoluindo para o luto complicado. Neste contexto, a presente pesquisa teve como objetivo discutir sob a perspectiva da abordagem cognitivo-comportamental quais os recursos no tratamento do luto por morte repentina. A pesquisa de cunho qualitativo exploratório desenvolver-se-á fundamentada em referencial teórico, constante da análise de livros e artigos acadêmicos disponíveis em bases de dados científicas sobre o tema proposto e com a TCC como tratamento adequado no alívio dos sintomas do luto.
Palavras-chave: Enlutado. Luto por morte. Psicólogo. Terapia cognitivo-comportamental.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Diego Pontes Ferreira Alves, Tamires Jordão Laport
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/