Participação e controle sociais como instrumentos de fortalecimento da democracia: uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v14i1.3338Resumo
O controle social consiste na participação do cidadão na gestão pública, sendo um aparato institucionalizado de participação da sociedade, que fiscaliza, monitora e participa da tomada de decisões do poder público. O objetivo deste artigo é analisar as produções científicas que tratam da participação e do controle social como um mecanismo de fortalecimeto da democracia. Para tal, foi realizada revisão da literatura, consistente em síntese rigorosa de resultados relevantes sobre o tema, através da busca ativa de informações em livros, revistas, artigos acadêmicos e normas jurídicas acerca da temática.Tem como questão norteadora: o controle social é um mecanismo importante para o fortalecimento da democracia? Desta forma, e de acordo com os conceitos operacionais formulados, pode-se concluir, no âmbito deste trabalho, que o controle social é imprescindível à democracia, i.e., o controle social ativo e pulsante é termômetro para o bom funcionamento das instituições democráticas e o bem-estar dos cidadãos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Tatiane Leal Jaloto, Rafael Bezerra de Souza Moreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/