Os Centros de Atenção Psicossocial no tratamento de usuários de álcool e outras drogas
uma revisão narrativa
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v13i3.3384Resumo
INTRODUÇÃO:O uso de substâncias psicoativas é um fenômeno em evidência desde os primórdios da humanidade, estando sempre em crescimento. O uso continuado pode desencadear no sujeito um quadro de dependência, levando-o a necessitar de cuidados especializados. Na atualidade, conta-se com os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) para assistência psicossocial. OBJETIVO: Analisar os Centros de atenção psicossocial no tocante ao tratamento de usuários de álcool e outras drogas. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, executada mediante busca em bancos de dados científicos como o Periódicos Capes, PePSIC e Google Acadêmico. Foram selecionados 17 artigos para integrar a revisão. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A avaliação dos artigos demonstram que os CAPS são serviços essenciais para usuários de drogas e seus responsáveis, pois dispõem de intervenções em saúde mental que viabilizam um atendimento humanizado aos usuários. Os profissionais, em especial o psicólogo, inseridos na rede de saúde realizam intervenções visando a prevenção de agravos e promoção da saúde em nível individual e coletivo, com uma conduta ética frente às especificidades de cada usuário. A família é o principal instrumento que viabiliza a recuperação do adicto, mas também demanda cuidados específicos, devido à sobrecarga emocional fomentada pelos cuidados dispensados ao membro adicto. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Faz-se necessário novos estudos que desvelem os fatores desencadeadores da iniciação e adesão ao uso de drogas visando melhorias nas intervenções dos profissionais do Sistema Único de Saúde, no tocante ao usuário, à família e à comunidade.
PALAVRAS-CHAVE: Centro de atenção psicossocial; Toxicomania; Programa de saúde mental.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Maria Isabel Félix da Silva, Maria Eulália de Araújo Queiroz, Isadora Varela Lopes, Clésia Oliveira Pachú
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/