Principais Abordagens de Ensino na Educação de Surdos

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DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v14i1.3510

Resumo

O presente estudo tem a finalidade de aprimorar o conhecimento sobre as principais abordagens de ensino na educação de surdos. Para isso será realizada pesquisa bibliográfica, apresentando o resumo de técnicas didáticas pedagógicas já experienciadas com alunos surdos. Os resultados indicam que a educação de surdos é objeto de estudo há séculos, de maneira que é possível apontar diversas abordagens pedagógicas elencadas no contexto histórico. Sendo estas: o ensino por meio de sinais, experimentado por Abade de L´Epee (1760) que promoveu aos surdos o aprendizado de conteúdos escolares e se tornou referência mundial na escolarização dos mesmos; o oralismo implantado obrigatoriamente a partir de 1880, propondo a reabilitação de alunos surdos estritamente por meio da fala, tendo como consequência a exclusão social e rebaixamento no desenvolvimento cognitivo do aluno; a comunicação total que utilizou diversos meios para a comunicabilidade, porém se mostrou insuficiente para a aprendizagem dos surdos, devido a ausência de estruturação lógica que limitou o desenvolvimento intelectual do educando; o bilinguismo, que propõe um ensino baseado na língua de sinais e secundariamente ensina a língua oficial do país, permitindo assim a organização cognitiva do educando; foi apresentada também a pedagogia surda que defende um ensino exclusivamente desenvolvido por professores surdos, valoriza a cultura visual, mas, pouco submete os alunos surdos a língua majoritária de seu país. O trabalho em pauta possibilita uma visão panorâmica e a análise de meios que contribuem na educação de aluno surdos.

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Biografia do Autor

Denise de Barros Capuzzo, UFT/Professora

Doutora em Educação (2012) e mestre em Psicologia (2002) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Tocantins . Neuropsicóloga e Analista do comportamento em formação. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento Social e da Personalidade, atuando principalmente nos seguintes temas: transtornos do neurodesenvolvimento, formação de professores, educação, processos de desenvolvimento e aprendizagem, infância, inclusão e gerontologia. Avaliadora MEC/Inep e CAPES .

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Publicado

04/26/2023

Edição

Seção

Dossiê Temático - Educação Formal e Não Formal