Copa do Mundo e Futebol das Mulheres
a cobertura midiática nas edições de 2015 e 2019, numa perspectiva de gênero
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v14i1.3582Resumo
Propomos um artigo de revisão comparada das pesquisas sobre a representação midiática no Futebol de Mulheres durante as Copas do Mundo da FIFA de 2015 e 2019, realizadas e publicadas pelo grupo de pesquisa e extensão OBMIDIA UFPE. O objetivo é comparar os pontos de aproximação e distanciamento entre os resultados apresentados pelas pesquisas visando observar o espaço, temas e representações das jogadoras e do evento, na cobertura midiática esportiva. Utilizamos como aporte teórico a intersecção entre gênero e futebol à luz das teorias de Goellner (2005), Morel e Mourão (2005); Barreto Januário (2015;2019), Bonfim (2019). A metodologia proposta foi a de análise comparativa (FACHIN, 2001). Como resultados, emergiram avanços nas representações, personagens e discursos entre as duas edições.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Soraya Maria Bernardino Barreto Januário
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/