O trabalho em jogo:
aspectos e efeitos psicossociais do ofício de jogadora de futebol
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v14i1.3585Resumo
O presente artigo tem por objetivo discutir a experiência de trabalho de mulheres atletas de futebol, considerando os aspectos psicossociais no/do trabalho e a abordagem interseccional de marcadores sociais da diferença. Partindo da perspectiva da pesquisa cartográfica em diálogo com os estudos de gêneros, o material analisado é proveniente das entrevistas realizadas com duas atletas da equipe principal de um tradicional clube do futebol de mulheres no cenário nacional. Constatamos que o gênero não opera isoladamente na experiência do jogo-trabalho dessas mulheres. Ele se entrelaça a componentes raciais, de orientação sexual e de classe. Tais aspectos psicossociais, por vezes, são desconsiderados, silenciados ou omitidos, podendo dar margem a emergência de um discurso culpabilizador e individualizante na significação dos efeitos que as relações e organização do trabalho provocam sobre saúde mental das atletas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Talita Machado Vieira, José Sterza Justo, Caroline Albino Garbosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/