Os desafios dos relacionamentos amorosos de mulheres mastectomizadas
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v14i2.3686Resumo
O diagnóstico de câncer de mama e suas alternativas de tratamento provocam na mulher inúmeras repercussões psicológicas que se apresentam de forma única e subjetiva a cada caso. Através de uma revisão de literatura, este estudo se propõe a apresentar os desdobramentos da realização da mastectomia na vida da mulher, considerando que tal procedimento cirúrgico representa a retirada de um órgão carregado de simbolismo de sexualidade. Diante disso, faz-se necessário pensar acerca dos sentimentos ambivalentes que podem se instaurar na mulher devido ao desejo de manutenção de sua vida que custa a mutilação da mama, compreendida em alguns casos como representação da castração de sua feminilidade, e também a respeito das repercussões nas relações afetivas e sexuais dessas mulheres com seus parceiros. Por meio de uma articulação teórica da temática com a obra “O nó e o laço – desafios de um relacionamento amoroso” de Alfredo Simonetti, a presente pesquisa aponta uma possibilidade de afrouxar os "nós", advindos da doença, e refazer os laços da relação do casal através da conversa amorosa.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Maria Vittória Damasio de Oliveira, Juliana Fernandes de Souza Ribeiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/