O Papel Da Enfermagem Nos Centros De Atenção Psicossocial Na Perspectiva Da Teoria De Hildegard Peplau
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v14i3.3701Resumo
Delimitação do tema: O que a literatura traz sobre o papel da enfermagem nos Centros de Atenção Psicossocial e como esse papel é entendido na Teoria de Hildegard Peplau. Justificativa: Esta pesquisa bibliográfica baseia-se na Teoria das Relações Interpessoais da Teórica de Enfermagem Hildegard Peplau, percebendo a enfermagem como uma profissão educativa que visa a proteção do indivíduo. Objetivo: Analisar o que a literatura científica traz sobre o trabalho da enfermagem nos serviços de saúde mental à luz da teoria das relações interpessoais de Hildegard Peplau. Metodologia: Trata-se de um estudo secundário, que utilizou o método de revisão bibliográfica e se fundamentou na literatura de pesquisas primárias. Buscou-se por documentos publicados nos últimos dez anos nas bases de dados BDENF, LILACS e SCIELO, predominantes da língua portuguesa. Resultados e Discussão: Feita a seleção e análise bibliográfica, foram identificados os seguintes achados: Processo de formação x Processo de trabalho com julgamentos positivos e negativos sendo ainda subcategorizados. A maior parte dos dados encontrados referiu-se ao processo de trabalho e suas dificuldades. A teoria fomenta a compreensão através de suas fases e conceitos alinhando-se ao processo de enfermagem e esclarecem o processo de formação, de trabalho, relações humanísticas e com ambiente e território, com a finalidade de compreender as relações interpessoais entre estes. Conclusão: Esta pesquisa possibilita maior esclarecimento do papel da enfermagem nos serviços substitutivos de saúde mental, na perspectiva da teoria das relações interpessoais, bem como a execução do processo de enfermagem a partir do direcionamento dado pela teoria.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Marcos André Dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/