Ansiedade social e autocompaixão: reflexões sobre saúde mental a partir de uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v14i2.3710Resumo
Os efeitos da autocompaixão sobre a saúde mental de indivíduos com TAS têm sido cada vez mais investigados. O TAS se caracteriza-se por um medo intenso e persistente envolvendo exposição ou desempenho em situações sociais. A autocompaixão compreende a capacidade de agir com cuidado diante das próprias falhas, reconhecendo que as experiências negativas fazem parte da vida humana. Esta revisão buscou identificar estudos empíricos que avaliaram a relação entre a autocompaixão e o TAS, a fim de discutir como essa relação afeta a saúde mental. O levantamento bibliográfico foi realizado nas bases BVS, CINHAL, Embase, Medline, PsycInfo, Scopus, Web of Science e Catálogo teses e dissertações. Foram analisados 391 estudos, dos quais 16 atenderam aos critérios de elegibilidade, sendo encontradas significativas relações entre os componentes da autocompaixão e a sintomatologia do TAS, sugerindo que a autocompaixão pode mitigar os sintomas do TAS, podendo constituir uma nova perspectiva clínica de proteção à saúde mental.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Katia Maria Ribeiro de Souza, Edna Ponciano
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/