Atletismo paraibano:
Atletismo paraibano: motivação de atletas durante a pandemia de COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v15i2.3761Resumo
Para compreender a influência do isolamento social causado pela pandemia nos treinamentos e no interesse pelo esporte, o objetivo deste estudo foi analisar a motivação de atletas do atletismo paraibano durante a pandemia de COVID-19. A pesquisa é de natureza qualitativa, com tipologia descritivo-explicativa e corte temporal transversal, contando com a participação de 16 atletas adultos de ambos os sexos. A metodologia foi sistematizada a partir da aplicação de um questionário através Google Forms e da técnica de análise de discurso. Como resultado, houve grande preocupação dos atletas em manter a forma física para evitar perdas no rendimento. Diante disso, alguns atletas realizaram seus treinos de forma adaptada em casa ou em locais não adequados, porém, com o passar do tempo se viram desmotivados. Conclui-se que o isolamento social somado a dificuldade em se manter ativo causou o início ou agravamento de fatores psicológicos ruins, aumentando níveis de estresse e ansiedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Edson Swendsen Ferreira da Rocha, Maria Eduarda Bezerra Lacerda
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/