Perfil do consumo de bebidas alcoólicas entre graduandos do CEFET-RJ, Campus Valença
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v14i2.3786Resumo
O consumo excessivo de bebidas alcoólicas é um problema reconhecido mundialmente. Assim, objetivou-se avaliar a frequência do consumo de bebida alcoólica entre os universitários do CEFET-RJ, campus Valença-RJ, bem como a influência dos fatores socioeconômicos sobre o comportamento de consumo desses estudantes. Aplicou-se um questionário on-line. Foram analisados dados de 148 estudantes, sendo caracterizados pelo sexo feminino (61%), brancos (52%), moram com os pais (57%), sendo as religiões evangélicas com mais praticantes (27%). Entre os entrevistados, 84,5% se declararam consumidores de bebidas alcoólicas; 78% têm entre 18 e 27 anos de idade; 85% são solteiros, e; 43,2% trabalham; renda familiar entre 1 a 3 salários mínimos (43%); mais da metade é do curso de Engenharia de Alimentos; a bebida mais consumida é a cerveja (68%); e, 42% dos alunos indicaram consumir raramente bebida alcoólica. Pode-se afirmar que o uso do álcool é prevalente entre os universitários estudados.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Alba Regina Pereira Rodrigues, Vanessa Luísa Patrício Sant Anna Rosa, Marcus Vinicius Pereira de Souza, Mabelle Biancardi Oliveira de Medeiros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/