Nossa Senhora da Conceição da Roça do Alferes: doação; construção e rivalidade (XVIII/XIX)
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v15iEspecial.3788Resumo
O presente artigo tem como objetivo esclarecer o motivo pelo qual Nossa Senhora da Conceição foi escolhida como protetora do povoado que seria fundada posteriormente, a vila de Paty do Alferes. Contudo, após a análise das principais referências sobre a ocupação da localidade, foi possível perceber que os dois primeiros sesmeiros nem sequer se encontravam assentados na região. Assim, após esclarecer tais aspectos, a escolha de N. S. da Conceição como padroeira e a chegada dos fundadores da vila, apresentamos fatos relacionados a disputa pela construção da igreja que só foi entregue aos moradores em 1844. Isto é, cento e cinco anos após a escrituração da doação realizada em 1739 em benefício da então capela.
Palavras-chave: Nossa Senhora da Conceição; Paty do Alferes; Disputas
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Alan de Carvalho Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/