"Uma memória do dia mais especial e desafiador da minha vida”:

carimbo da placenta como técnica de humanização no parto.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v14i2.3841

Resumo

Na humanização do atendimento ao processo parturitivo é fundamental o uso de múltiplos conhecimentos e métodos disponíveis, na tentativa de alcançar benefícios que podem superar danos parciais ou permanentes ao equilíbrio biopsicossocial materno-fetal. Se objetivou compreender o sentimento de mulheres acerca do carimbo da placenta, descrevendo possíveis benefícios oriundos da técnica implementada. Se trata de uma pesquisa com metodologia exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa e do tipo estudo de campo, realizada no Brasil entre os meses de setembro e dezembro de 2021. Participaram do estudo 9 mulheres que receberam assistência obstétrica no lócus da pesquisa e tiveram acesso ao desenho da placenta durante o parto. Realizou-se uma entrevista semiestruturada que contou com 4 perguntas de caráter discursivo conduzida em formato remoto através do aplicativo móvel WhatsApp, onde a exploração dos dados se deu por meio de uma apreciação qualitativa, fazendo uso da análise de conteúdo de Minayo, e com a posterior organização dos dados na forma de categorias temáticas, obedecendo às normas éticas presentes na resolução brasileira 466/12, de 12 de dezembro de 2012. O estudo trouxe 2 categorias temáticas, a saber: Conhecimento de mulheres acerca do carimbo da placenta; Sentimentos e benefícios oriundos da estratégia do carimbo da placenta. Como resultados, os depoimentos marcantes de mulheres que receberam o desenho da placenta elucidam como conheceram a técnica, quais foram os sentimentos vivenciados por elas ao receber o desenho e se ele trouxe algum tipo de benefício específico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

David Ederson Moreira do Nascimento, Universidade Federal de Pernambuco

Enfermeiro, graduado pelo Centro Universitário Vale do Salgado. Enfermeiro Residente em Traumatologia e Ortopedia no Hospital Getúlio Vargas de Recife-PE pela Universidade Federal de Pernambuco. Especialista em Saúde da Família pela Universidade Federal da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Especialista em Docência do Ensino Básico e Superior pela Faculdade Estratego (ESTRATEGO). Pós-graduando em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos pela Universidade Federal da Integração Luso-Afro Brasileira; Pós-graduando em Enfermagem Obstétrica e Neonatologia pelo Centro Universitário Vale do Salgado. Atuou como Professor no curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri e do Centro Universitário Vale do Salgado. Atuou como Coordenador no Curso Técnico de Enfermagem do Centro Tecnológico do Futuro e da Escola DNA Cursos em Iguatu-CE. Foi Bolsista CAPES na função de Professor Formador no curso de Especialização lato sensu em Saúde da Família da Universidade Regional do Cariri pela Universidade Aberta do Brasil. Atuou como Coordenador Adjunto no projeto de extensão universitária Educação em Saúde e Sexualidade da Universidade Regional do Cariri. Tem produzido pesquisas na área de Enfermagem, com enfoque nos seguintes eixos temáticos: Educação em Saúde, Minorias Sexuais e de Gênero, Neonatologia, Obstetrícia, Prevenção e Promoção da Saúde, Saúde da Família, Saúde da Mulher, Saúde do Adolescente, Saúde da População LGBTQIA+, Tecnologias em Saúde e Violências.

Polliane Éllen Vieira Ferreira Angelim, Centro Universitário Vale do Salgado

Enfermeira, graduada pelo Centro Universitário Vale do Salgado (UNIVS).

Patrícia Fernanda Faccio, Universidade Federal de Pernambuco

Mestra em Gerontologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Graduada em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. Especialista em Gerontologia Social pela Universidade Federal de Alagoas; Especialista em Fisiologia e Treinamento Aplicados ao Exercício Físico pela Universidade Federal de Alagoas; Especialista em Atenção Básica / Saúde da Família pela ASCES Caruaru. Possui experiência na área de Fisioterapia voltada à Saúde da Pessoa Idosa, Gerontologia e Neurofuncional. Atuou como Preceptora de Estágio em Fisioterapia na Gerontologia pelo Centro Universitário CESMAC na Instituição de Longa Permanência para Idosos Lar Francisco de Assis em Maceió-AL.

José Henrique Pereira da Silva, Faculdade Inspirar

Fisioterapeuta, graduado pela Faculdade de Enfermagem Nova Esperança. Especialista em Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica pela Faculdade Inspirar.

Thyalle Monike da Silva, Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira

Psicóloga Residente em Psicologia no Programa Saúde da Família da Secretaria de Saúde do Recife / Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira.

Hérica Tavares Milhomem, Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira

Enfermeira Residente em Oncologia pela Secretaria de Saúde de Pernambuco / Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira.

Jonas Lima Vanderlei, Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira

Enfermeiro Residente de Enfermagem em Cardiologia pela Secretaria de Saúde de Pernambuco / Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira.

Daniela Teixeira Xavier, Escola de Governo de Saúde Pública de Pernambuco

Enfermeira Residente em Obstetrícia pela Escola de Governo de Saúde Pública de Pernambuco.

Downloads

Publicado

08/30/2023

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua