"Uma memória do dia mais especial e desafiador da minha vida”:
carimbo da placenta como técnica de humanização no parto.
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v14i2.3841Resumo
Na humanização do atendimento ao processo parturitivo é fundamental o uso de múltiplos conhecimentos e métodos disponíveis, na tentativa de alcançar benefícios que podem superar danos parciais ou permanentes ao equilíbrio biopsicossocial materno-fetal. Se objetivou compreender o sentimento de mulheres acerca do carimbo da placenta, descrevendo possíveis benefícios oriundos da técnica implementada. Se trata de uma pesquisa com metodologia exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa e do tipo estudo de campo, realizada no Brasil entre os meses de setembro e dezembro de 2021. Participaram do estudo 9 mulheres que receberam assistência obstétrica no lócus da pesquisa e tiveram acesso ao desenho da placenta durante o parto. Realizou-se uma entrevista semiestruturada que contou com 4 perguntas de caráter discursivo conduzida em formato remoto através do aplicativo móvel WhatsApp, onde a exploração dos dados se deu por meio de uma apreciação qualitativa, fazendo uso da análise de conteúdo de Minayo, e com a posterior organização dos dados na forma de categorias temáticas, obedecendo às normas éticas presentes na resolução brasileira 466/12, de 12 de dezembro de 2012. O estudo trouxe 2 categorias temáticas, a saber: Conhecimento de mulheres acerca do carimbo da placenta; Sentimentos e benefícios oriundos da estratégia do carimbo da placenta. Como resultados, os depoimentos marcantes de mulheres que receberam o desenho da placenta elucidam como conheceram a técnica, quais foram os sentimentos vivenciados por elas ao receber o desenho e se ele trouxe algum tipo de benefício específico.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 David Ederson Moreira do Nascimento, Polliane Éllen Vieira Ferreira Angelim, Patrícia Fernanda Faccio, José Henrique Pereira da Silva, Thyalle Monike da Silva, Hérica Tavares Milhomem, Jonas Lima Vanderlei, Daniela Teixeira Xavier
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/