Jogos Eletrônicos Para Além Do Entretenimento E Da Violência: Uma Revisão Narrativa
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v14i3.4088Resumo
Ampliar o olhar sobre os jogos eletrônicos e a sua relação com a violência é uma perspectiva contrária ao senso comum. Considerando que os jogos são uma fonte de entretenimento, o objetivo é realizar uma discussão teórica acerca do conceito de jogo, de jogos eletrônicos e da violência, a fim de relativizar a associação de influência negativa. São apresentadas definições do conceito de jogo e de sua manifestação, para depois nos debruçarmos sobre os conceitos de jogos eletrônicos, suas especificidades, seguindo, ao discutir a violência e as diferentes formas em que se expressa, para além dos jogos. A partir de uma revisão narrativa da literatura, buscamos elaborar uma contribuição para o campo de pesquisas sobre os jogos eletrônicos que possuem representações de violência e, desse modo, entender e ampliar a percepção dessa relação. Concluímos afirmando que é possível utilizar o jogo como uma forma de elaboração, para além do entretenimento e da representação da violência.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Rafael Felipe Pires Leite, Edna
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/