Desafios da Paternidade: transtorno pós-parto e o equilíbrio emocional na perspectiva masculina
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v15i2.4128Resumo
O artigo apresenta pesquisas voltadas para a compreensão dos transtornos desencadeados no pós-parto na população masculina, destacando, a depressão pós-parto, burnout parental e a síndrome de couvade. Dá-se ênfase na historicidade da evolução da paternidade, as experiências psíquicas masculinas e sua diversidade, assim como a saúde mental dessa população. Embora pareça que o homem está mais presente nos cuidados com o filho, ainda há poucos estudos sobre suas preocupações relacionados ao cuidado frente à paternidade e seu envolvimento nos cuidados com o bebê. Desse modo, possíveis transtornos desenvolvidos na paternidade podem afetar o homem em suas diferentes dimensões, sejam: familiar, social e profissional, na qual grande parte são amplamente visíveis através do comportamento e desequilíbrio emocional. É importante ressaltar que ainda existe um estigma associado aos problemas de saúde mental entre os homens. Este artigo foi produzido a partir de pesquisas bibliográficas, com abordagem científica qualitativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maurielly Alvaro, Thalita Augusta Vidal Vieira Souza, Thiago Vidal Vieira Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/