Representações Sociais de Professores de Educação Física Sobre o Ensino do Conteúdo de Lutas na Escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v15iEspecial.4180

Resumo

No Brasil, os objetivos e propostas educacionais da Educação Física sofreram transformações com a publicação da BNCC, impactando diretamente a formação profissional e a prática pedagógica. Este artigo analisa as Representações Sociais (RS) dos professores de Educação Física escolar sobre o conteúdo de lutas. O estudo é de caráter qualitativo-quantitativo e se apropriou da Teoria das RS, tendo sido realizado com professores de Educação Física atuantes em todos as etapas da Educação Básica das redes públicas e privadas do Rio de Janeiro. Os resultados evidenciam representações sociais de que as lutas na Educação Física escolar parecem ser, ainda, uma dificuldade de aplicação, mesmo para professores que tiveram vivências e experiências em diferentes artes marciais. Dessa forma, o Núcleo Central das RS apareceu associado à disciplina e à dimensão procedimental do conhecimento, a qual se resume à prática de jogos de oposição e práticas que não buscam definir uma modalidade de arte marcial. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Carvalho de Oliveira, FIRJAN

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade do Grande Rio (2006), com Pós Graduação em Administração e Marketing Esportivo. Atualmente atuação com Gestão Esportiva. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Avaliação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: treinamento físico, idoso, percentual de gordura, equações preditivas e cafeína. Atuação com Oficial Técnico Internacional pela Confederação Sulamericana de Atletismo, atualmente pela Confederação Brasileira de Atletismo integrante do quadro de Ministrante de Curso Básico de Arbitragem, quadro de Delegado Técnico e no quadro de Medidores de Rua. Possui atuação como Técnico de Judo pelo Instituto Olímpico Zen.

Felipe da Silva Triani, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

É Licenciado em Educação Física pela Universidade do Grande Rio (2012), Bacharel em Educação Física pela Universidade do Grande Rio (2013), Especialista em Psicologia do Esporte pelo Centro Universitário Internacional (2017) e em Atletismo pela Faculdade Unyleya (2021), Mestre em Humanidades, Culturas e Artes pela Universidade do Grande Rio (2015) e Doutor em Ciências do Exercício e do Esporte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2021). Possui dois estágios de Pós-Doutorado, sendo um pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2022) e outro pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2022). É Líder do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para Formação de Professores - LAGERES na UNESA e Pesquisador Associado do Grupo de Pesquisa em Escola, Esporte e Cultura - GPEEsC na UERJ. É docente dos cursos de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá - PPGE-UNESA. Na graduação atua como professor do curso de Educação Física no Centro Universitário Gama e Souza - UNIGAMA, na Universidade Estácio de Sá - UNESA e na Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO. Na Educação Básica é professor de Educação Física na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Médio. Atua ainda como professor conteudista, tendo produzido material didático para UNIGRANRIO, UNIVERSO e YDUQS. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física Escolar, Representações Sociais, Formação de Professores, Atletismo e Esportes de Aventura.

Downloads

Publicado

06/19/2024