O Vale Tudo de 1984 – Gracie Jiu-Jitsu x Boxe Tailandês: Uma Disputa Identitária
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v15iEspecial.4284Resumo
Na década de 1930, os Gracie consolidaram sua fama como lutadores destemidos em confrontos de Vale-Tudo. A rivalidade com o Boxe Tailandês surgiu nos anos 1980, devido à rápida ascensão dessa modalidade no Rio de Janeiro e a uma briga de rua entre Charles Gracie e Mario Dumar, instrutor da academia Naja. Este estudo busca compreender os fatores e significados do confronto intermodalidades "A Noite das Artes Marciais – Vale-Tudo 1984 - Gracie (Jiu-Jitsu) x Boxe Tailandês", a partir da memória de alguns mestres pioneiros. Recorrendo à história oral híbrida, conclui-se que o evento foi motivado pelo desejo de vingança pela invasão à academia Naja, busca pela afirmação identitária como a modalidade mais eficiente e necessidade de estabelecer-se como uma identidade vencedora, atraindo mais adeptos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ivo Lopes Müller Júnior, João Ricardo Sonoda-Nunes, Gonçalo Cassins Moreira do Carmo, André Mendes Capraro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/