Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate do Brasil

Análise e Panorama de Modalidades Marciais Brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v15iEspecial.4321

Resumo

As lutas, artes marciais e esportes de combate (LAMEC) são práticas corporais socialmente relevantes e estão relacionadas com seus contextos de origem. Dessa forma, é necessário compreender em que medida tais práticas engendram relações com a cultura brasileira. Para isso, objetivou-se apresentar e analisar o panorama histórico e as principais representações sociais e culturais de seis LAMEC popularmente tidas como brasileiras, buscando compreender suas principais características, especificidades e traços de identidade e significação. Por meio de um ensaio teórico, analisou-se especificamente as seguintes práticas: Asamco, Capoeira, Huka-Huka, Jiu-Jitsu Brasileiro, Kombato e a Luta Marajoara. Com base nas análises, conclui-se que a ampliação do respaldo bibliográfico sobre tais LAMEC, muitas das quais ainda são vistas como conhecimentos táticos, pode contribuir com seus processos de desenvolvimento, possibilitando maior fundamentação acerca de suas relações com a cultura brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Carvalho da Silva Mocarzel, Universidade de Vassouras

INFORMAÇÕES GERAIS & CONTATOS: Dupla nacionalidade: brasileiro e português. Nascido e criado em Niterói / RJ. Reside hoje na mesma cidade. Atua majoritariamente no campo profissional em diversos locais do estado do Rio de Janeiro. Contato: (21)969810106. Email: [email protected]. Redes sociais (em geral): @rafaelmocarzel. FORMAÇÕES ACADÊMICAS: Doutorado em Ciências do Desporto na Universidade do Porto (UP / Portugal); Mestrado em Ciências da Atividade Física e Licenciatura Plena em Educação Física (UNIVERSO / Brasil); Especialização (Lato Sensu) em Acupuntura (ANHANGUERA / Brasil). FORMAÇÕES COMPLEMENTARES: Professor (Faixa Preta) em 6 estilos de Kung-Fu (Garra de Águia, Tai Chi Chuan, Shuai Jiao, Sanda/Sanshou e Wushu Moderno: Norte & Sul). Instrutor de Pilates e Dança (zouk e forró/xote). Atua também com Terapias Holísticas e Massagens. ATUAÇÕES ACADÊMICAS: É professor dos cursos de graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade de Vassouras. Integra 3 grupos de pesquisa: 1) Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto da Universidade do Porto (CIFI2D); 2) Grupo de Psicofisiologia e Performance em Esportes & Combates (UFRJ); e 3) Grupo Caminhos Marciais, Humanidades e Educação Integral (EDUCAM). Atualmente estuda as Artes Marciais em suas diversas áreas de atuação, o Olimpismo, a Filosofia e Sociologia dos Esportes, os Jogos e eSports, História do Desporto, Terapias Holísticas e Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PICS). Autor de livros, capítulos de livros e artigos (nacionais e internacionais). OUTRAS ATUAÇÕES: Membro da Câmara de Lutas e Artes Marciais e da Comissão de Professores de Niterói e Adjacências do CREF-1. Fundador e Ex-Presidente da Associação de Kung-Fu Shaolin de Niterói (AKSN). Ex-Diretor da Federação de Kung-Fu do Estado do Rio de Janeiro (FKFERJ). Docente em academias há mais de 20 anos. Terapeuta holístico há mais de 15 anos. Pesquisador e docente universitário há mais de 10 anos.

Mariana Simões Pimentel Gomes, Faculdade de Educação Física – FEF, Universidade Estadual de Campinas – Unicamp

É doutora em Atividade Física Adaptada pela Faculdade de Educação Física da UNICAMP com estágio sanduíche na Université de Toulouse II-França em Didatica dos Esportes de Combate. Mestre na área de concentração Atividade Física Adaptação e Saúde pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF-UNICAMP). Licenciada e bacharel em Educação Física pela mesma faculdade. Bolsista do programa Santander de Mobilidade internacional na Universidade da Coruña - Espanha (UDC) 2007/2008. Desenvolve projetos na linha de pesquisa Ensino das Lutas e esportes de combate, Pedagogia do Esporte e Atividade Física e Esporte para Pessoas com Deficiência. Trabalhou em 3 edições de Jogos Paralímpicos (Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016). Consultora especializada em metodologias de ensino de esportes, esportes paralímpicos, ensino das lutas e esportes de combate. Docente da Faculdade de Educação Física da Unicamp. 

Luiz Gustavo Bonatto Rufino, Faculdade de Educação Física – FEF, Universidade Estadual de Campinas – Unicamp

Bacharel (2010) e Licenciado (2013) em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP Rio Claro e em Pedagogia (2020). Especialista em Docência do Ensino Superior (2013). Mestre pelo Programa Interdisciplinar em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, área de concentração "Tecnologia nas Dinâmicas Corporais" (2012). Doutor (2018) em Ciências da Motricidade pela UNESP Rio Claro, área de concentração "Pedagogia da Motricidade Humana" e linha de pesquisa "Formação Profissional, Campo de Trabalho e Ensino de Educação Física", com estágio de pesquisa na Université de Montréal - UdeM - Canadá e no Centre de recherche interuniversitaire sur la formation et la profession enseignante - CRIFPE (PDSE - CAPES). Atualmente é professor doutor (categoria MS 3.1) na Faculdade de Educação Física - FEF, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Possui experiência profissional na docência em todos os níveis de ensino, em processos de formação inicial e continuados, produção de livros e outros materiais didáticos, consultorias e assessorias pedagógicas/educativas, em cursos e capacitações, na gestão físico-esportiva, em projetos sociais e políticas públicas e na área de lutas, artes marciais e esportes de combate. Compôs o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) do INEP. É parecerista e consultor de diversos periódicos nacionais e internacionais. Educador certificado pelo Google. No ano de 2019 foi Vencedor do Prêmio Educador Nota 10 - 2019 (Fundação Victor Civita, Globo, Editora Abril e Fundação Roberto Marinho). Em 2022 a Association Internationale des Ecoles Supérieures d?Education Physique ? International Association for Physical Education in Higher Education - AIESEP lhe outorgou o Developing Country Scholar Award em reconhecimento ao seu trabalho acadêmico e participação no AIESEP WORLD CONGRESS 2022. É coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação no Campo da Educação Física - GEPFEF e do Formação e Pesquisa em Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate - FORPLAMEC, ambos ligados à FEF - Unicamp e certificados pelo CNPq. Pesquisa e atua principalmente nos seguintes temas: processos de ensino e aprendizagem e da formação profissional em lutas, artes marciais e esportes de combate, Educação Física escolar, prática pedagógica, Epistemologia, Educação Física e suas interfaces com as ciências sociais e humanas, formação profissional e campo de trabalho, profissionalização do ensino, profissionalidade na Educação Física, sociologia das profissões, saberes docentes, pedagogia do esporte, esporte educacional, cultura corporal de movimento e suas múltiplas manifestações.

Downloads

Publicado

06/19/2024