Projetos de autonomia com adolescentes em desligamento institucional por maioridade
Uma revisão integrativa da literatura nacional
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v15i2.4378Resumo
O Acolhimento Institucional é um serviço de caráter excepcional e temporário de alta complexidade oferecido pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que visa a proteção integral de crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados. Ainda assim, a maior parte dos acolhidos ultrapassa o tempo previsto de 18 meses para o acolhimento, alguns chegando a mais de 6 anos, podendo resultar em impactos significativos e permanentes no seu desenvolvimento. Dessa maneira, o presente trabalho buscou compreender o processo de desligamento institucional, tendo como objetivo investigar a construção de projetos de autonomia com adolescentes que estão em processo de desligamento institucional por maioridade em âmbito nacional. Para tal, foi realizada uma Revisão Integrativa da Literatura Nacional incluindo artigos científicos, teses e dissertações em língua portuguesa (do Brasil) publicados nos últimos 20 anos em bases de dados científicos como CAPES, SCIELO, GOOGLE ACADEMICO e SOCIAL CARE, utilizando descritores e combinações estabelecidos previamente. Após a aplicação dos critérios de exclusão e inclusão, de 1.026 encontrados, foram selecionados apenas 4 artigos para leitura completa e análise. Feita a categorização e discussão desses, os resultados encontrados versam sobre a importância dos planos de ação focados nos projetos de vida e de autonomia para a promoção de mudanças sociais significativas, realçando a importância de políticas públicas que considerem os sujeitos sociais para quais são pensadas essas políticas e da formação das redes psicossociais e comunitárias. Identificando uma certa carência em relação a estudos sobre a temática no âmbito nacional. Espera-se assim, que este trabalho possa vir a servir como fonte para futuras pesquisas que estejam interessadas em pensar ações e programas voltados para essa população.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ana Carolina Tavares da Rocha, Mayra Romeiro Esteves, Luana Luiza Galoni Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/