Independência legal do Banco Central e inflação: uma análise com dados em painel para a América Latina
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v15i2.4475Resumo
A Independência do Banco Central (CBI) vem sendo amplamente defendida nas últimas décadas, como forma de aliviar pressões inflacionárias sem interferências políticas. Essa independência implica que um banco central pode definir os objetivos da política monetária e aplicar os dispositivos adequados para alcançar seus propósitos. Para fazer essa verificação, o presente trabalho aplicou o índice de legal CBI, apresentado por Garriga (2016), em uma amostra de 33 países da América Latina entre 1984 a 2012. Utilizamos regressões lineares com dados em painel pelo estimador de mínimos quadrados ordinários com efeitos fixos de cross-section. Os resultados indicam que a elevação do grau de independência do banco central na América Latina está associada a níveis menores de taxas de inflação. Os resultados são robustos a aplicação de diferentes modelos e especificações.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rodolfo Tomás da Fonseca Nicolay, Ana Jordânia de Oliveira Nicolay, Marlon da Silva Barbosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/